thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

TALVEZ O SEU VAZIO SEJA POR ISSO (e resolver não custa 1 centavo)

As circunstâncias físicas não ajudam a preencher o vazio na alma. Então, pare de buscar em coisas e pessoas, o que só Deus pode lhe dar; e é muito simples, custa menos de 1 centavo

Há algo muito curioso sobre o ser humano: ele passa a vida inteira tentando melhorar o seu exterior, seu ambiente, suas condições físicas e materiais, pensando que isso lhe trará felicidade, quando, na verdade, o seu real problema é interior, está dentro dele. Ou seja, ele coloca os seus esforços onde terá o menor resultado. E, onde o resultado realmente está, ele não coloca.

Observamos isso, facilmente, no mundo de hoje (e desde sempre). Atualmente, quando você ouve políticos, empresários, artistas, qualquer pessoa que tenha uma voz pública, essa pessoa vai dar alguma opinião com respeito a como o mundo pode ser melhor.

Ou seja, cada um tem uma opinião sobre o que precisa melhorar do lado de fora. Às vezes, a pessoa faz daquilo a sua meta de vida. E a maioria pensa: “se nós tivermos mais dinheiro, o mundo será melhor”. Mas cada uma dessas teorias caem por terra, elas não duram 5 minutos, quando você as testa onde elas já foram implementadas.

Por exemplo: será que não há corruptos na Suíça? É para lá que os corruptos vão, normalmente, esconder seu dinheiro. Não há vício nos países ricos? São os países ricos que enfrentam, hoje, a praga das drogas. Países da Europa estão enfrentando problemas terríveis (sociais, de suicídio, imigratórios, violência, de drogas). Mas o que não falta nesses países é dinheiro, não faltam pessoas inteligentes. Os Estados Unidos, o grande líder cultural do mundo, piorou terrivelmente nos últimos anos. Você vai a Los Angeles e parece que está em um país de terceiro mundo. Ou seja, uma situação social que assusta.

Então, o mundo procura melhorar as suas condições materiais, a sua educação. No individual, é a mesma coisa. As pessoas, normalmente, no fim de ano, pensam: “vou comprar isso ou aquilo”.  Sempre envolvendo algo material.

Elas buscam do lado de fora a felicidade, mas nada disso resolve o real problema, que é o interior…

Você pode notar que quanto mais uma pessoa tem dinheiro (claro, há exceções), menos princípios ela observa. Porque ela tem aquela sensação de poder tudo. “Eu tenho dinheiro, eu pago. Se eu cometer um crime, eu pego o melhor advogado. Eu tenho amigos poderosos, porque eu sou poderoso por causa do meu dinheiro”.

Enfim, a pessoa faz as próprias regras. Então, ela vai investindo no exterior, pensando que isso vai trazer felicidade.

O pai e a mãe economizam e mandam um filho para uma escola particular. Pensam: “essa escola vai dar para o meu filho a melhor condição de um futuro promissor”. Então, o filho vai para aquela escola particular e lá ele é apresentado às drogas, à pornografia, às ideologias totalmente contrárias àquilo que a mãe e o pai ensinaram.

Um dos maiores exemplos bíblicos disso é a libertação do povo de Israel, lá do Egito. Saltou para fora o que estava dentro deles. Eles saíram do Egito, mas o Egito não saiu deles. As circunstâncias físicas mudaram, mas o interior não mudou.

É como as pessoas que ganham na loteria. O que elas fazem com o dinheiro revela o que estava dentro delas.

Jogadores de futebol, quando ficam ricos e famosos da noite para o dia, alguns poucos mantêm a cabeça no lugar, seguem a sua carreira direitinho e ficam bem, mesmo com muito dinheiro. Outros, porém, trazem para fora tudo o que estava dentro deles.

Então, não é a situação externa que vai mudar sua vida.

O que você precisa buscar é a mudança do seu interior. O seu investimento tem que ir para dentro de você. A única coisa que nos faz melhores é nos aproximarmos do Criador.

Se você quiser, realmente, ser melhor, aproxime-se de Deus. Convide-O para entrar na sua vida. E o melhor disso tudo é que isso não custa um centavo!

Assista à mensagem no vídeo acima e medite sobre o assunto.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso